Como prevenir fraudes validando o CPF em lojas online

Validador & Gerador de CPF Válido - Gerar Número CPF

fraudes em lojas online

Você pode prevenir fraudes validando o CPF de maneira correta em sistemas mais seguros. Fraudes envolvendo o número de CPF de terceiros a partir de cadastros realizados na internet podem ser combatidos e evitados.

Depois que a fraude acontece envolvendo o número de seu CPF, você pode ser pego de surpresa ao receber um telefonema cobrando uma dívida que você não fez.

Fraudes validando o CPF

Quando uma compra online é feita na internet, o cliente precisa informar o seu número de CPF, caso o site da empresa não ofereça um sistema de segurança para validar o CPF, o número do documento pode ser interceptado e utilizado por terceiros.

É importante observar se o site onde está sendo feita a compra possui selo de segurança. O mesmo cuidado vale para sistemas de pagamentos como PagSeguro, Mercado Pago, PayPal, entre outros.

Caso você já tenha um cadastro seguro no site do vendedor, mantenha a sua senha de acesso sempre atualizada para que os seus dados não caiam em mãos erradas. As fraudes validando o CPF podem ser evitadas.

Evite problemas

Os problemas que envolver as fraudes validando o CPF podem ser prevenidos no e-commerce. Segundo dados da Raio-X da Fraude no E-commerce Brasileiro da empresa Konduto, a tentativa de fraude em compras digitais e virtuais é de 3,83%. Por isso é recomendável utilizar algum sistema para reduzir os custos.

Para estudar as fraudes validando o CPF, a Konduto analisou mais de 10 milhões de transações online de 100 lojas virtuais do país.

Cartões de crédito

Geralmente, as tentativas de fraudes validando o CPF são mal intencionadas e acontecem também com cartões de créditos clonados.

É necessário adotar ações que diminuam as ocorrências de tentativas de fraude. Em relação aos cartões de crédito, o vendedor e o lojista deve ter uma política de análise de risco para prevenir as fraudes em vendas virtuais.

Com uma política de análise é possível criar critérios estabelecidos para aprovar determinada compra. Em caso de dúvidas, o lojista pode entrar em contato com o cliente proprietário da documentação para evitar fraudes validando o CPF.

Combater golpes

Todo o cuidado é necessário para a redução de golpes e chargebacks. O chargebacks se refere ao momento quando o consumidor identifica uma cobrança indevida em sua fatura e entra em contato com o banco para receber o valor de volta.

O chargebacks pode ter duas origens, a primeira pode ser a má-fé por parte do cliente que querer não pagar o que consumiu e as fraudes virtuais que utilizam dados de terceiros.

Fraudes validando o CPF causam prejuízos

As fraudes podem causar três tipos de prejuízos, o administrativo, o financeiro e o fiscal. O prejuízo administrativo se refere ao desperdício de todo o processo de gestão e marketing para construção de um sadio ciclo de vendas na empresa.

O prejuízo financeiro causado por fraudes usando o CPF impacta na empresa que, em primeiro momento, deve arcar com os custos do golpe. O prejuízo fiscal está ligada com a impressão da nota fiscal com o número de CPF.

Monitore o seu CPF

Para que o seu CPF permaneça limpo, você pode fazer consultas no Serasa Consumidor que oferece serviço de alerta para informar se o número do documento sofreu tentativa de fraude.

O site do Serasa possui sistema antifraude, oferece visualização de status do documento e apresentar serviços gratuitos ou de baixo custo.

Onde fazer compras?

Você pode realizar compras em sites de pequeno ou grande porte, o cuidado deve ser o mesmo com a segurança de seus dados.

Ao realizar compras com seu CPF em lojas físicas, tenha o cuidado de manter os seus documentos sempre perto de você, e não confie a sua carteira em mãos de terceiros ou de estranhos.

Falsos e-mails

Verifique se os e-mails de ofertas que você recebe é verdadeiro. Não clique em links que você não conhece e não se cadastre em qualquer tipo de promoção sem ter certeza.

Fique atento também com as mensagens que oferecem prêmios com facilidades, essas mensagens podem ser recebidas, principalmente, via e-mail, WhatSapp e SMS.

Para evitar fraudes validando o CPF é importante para o consumidor e para as empresas.